BANTU
direcção artística

Victor Hugo Pontes


BANTU
João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
Fotografia de ensaio - José Caldeira
Image
Image
“Bantu” designa uma família de línguas faladas na África subsariana: é identidade e é comunidade. Bantu designa mais do que uma ocorrência linguística. Pode ser: uma linguagem própria que sobreviveu às línguas europeias impostas; um mecanismo identitário; um signo vedado ao colonizador; uma forma de comunicação, plena de códigos culturais, históricos, religiosos e políticos; a materialização efémera de um longo encontro. A palavra “Bantu” acolhe tudo o que queremos ou imaginamos que o espetáculo Bantu seja. O que Bantu será, contudo, depende dos olhos de quem vê. Este é também um lugar que desejamos ocupar: um lugar diferente para cada um dos corpos que o habita, partilhado nas feridas que rasga, titubeante no trilho que percorre; um lugar exuberante na celebração da comunidade reunida em palco.Da língua que falamos vemos o mundo que nos cabe. Acontece que, das diferentes geografias a que pertencemos – num país ou num teatro –, temos diferentes perspetivas do mesmo mundo, e assim não poderemos falar a mesma língua, nem ver as mesmas coisas, nem chegar aos mesmos lugares. Bantu traça o percurso inverso e vai ao encontro de uma língua despida de palavras, uma língua transformada em partilha e em identificação: não se trata de uma linguagem universal; trata-se de uma linguagem possível. Bantu é um caminho por traçar, e o percurso é feito entre dois países com afinidades complexas e memórias profundas um do outro.Bantu teve origem num convite endereçado a Victor Hugo Pontes pelos Estúdios Victor Córdon e pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, para o desenvolvimento de uma nova criação de dança com intérpretes moçambicanos e portugueses. Os EVC e o Camões – Maputo são parceiros numa programação conjunta para três temporadas, que visa criar pontes entre Portugal e Moçambique, e promover a circulação e internacionalização da dança. Bantu resulta desta parceria.

Ficha Artística

direção artística Victor Hugo Pontes. cenografia F. Ribeiro. música Throes + The Shine. direção técnica e desenho de luz Wilma Moutinho. desenho e operação de som João Monteiro. figurinos Cristina Cunha, Victor Hugo Pontes. construção de máscaras Cristina Cunha. confecção de figurinos Emília Pontes e Domingos Freitas Pereira. assistência de direção Cátia Esteves. consultoria artística Madalena Alfaia. direção de produção Joana Ventura. produção executiva Mariana Lourenço. assistência de produção Inês Guedes Pereira. interpretação Dinis Abudo Quilavei, Dinis Duarte, João Costa*, José Jalane, Maria Emília Ferreira, Marta Cardoso, Osvaldo Passirivo

* bailarino gentilmente cedido pela CNB

estágio como intérprete na criação Francisco Freire. promotores OPART/ Estúdios Victor Córdon, Camões – Centro Cultural Português em Maputo. parceiro institucional dos EVC Camões I.P. produção Nome Próprio. co-produção A Oficina/CCVF, Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, OPART/Estúdios Victor Córdon, Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Nacional São João. apoio à residência A Oficina, Largo Residência, CRL - Central Eléctrica, Estúdios Victor Córdon, Teatro Municipal do Porto. agradecimentos Joãozinho da Costa, Nuno Viegas.


Um programa dos Estúdios Victor Córdon e Camões - Centro Cultural Português em Maputo


A Nome Próprio é uma estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto e tem o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes.

Créditos da imagem

Créditos da imagem

Créditos da imagem

Créditos da imagem

Image
Image

notícias em destaque

Não existem notícias em destaque...

Próximas datas

Ovar
Centro de Arte de Ovar
23 de Fevereiro 2024

Sexta, às 21h30

Coimbra
Teatro Académico Gil Vicente
29 de Fevereiro 2024

Quinta

Funchal
Teatro Municipal Baltazar Dias
15 e 16 de Março 2024

Sexta e sábado, às 20h00

Loulé
Cineteatro Louletano
22 de Março 2024

Sexta, às 21h00

Torres Vedras
Teatro-Cine Torres Vedras
12 de Abril 2024

Sexta, às 21h30

arquivo do espetáculo

2023
5 a 8 de Outubro 2023

Estreia

Teatro Nacional São João
Porto
2023
13 de Outubro 2023
Casa das Artes de Famalicão
Famalicão
2023
20 de Outubro 2023
Teatro Viriato
Viseu
2023
27 de Outubro 2023
Teatro Aveirense
Aveiro
2023
15 de Novembro 2023
Centro Cultural Franco-Moçambicano - Festival Kinani
Maputo
2024
18 a 20 de Janeiro 2024
Teatro Nacional São Carlos
Lisboa
2024
1 de Fevereiro 2024
Centro Cultural Vila Flor - GUIdance
Guimarães
2024
9 de Fevereiro 2024
Centro de Artes de Águeda
Águeda
2024
17 de Fevereiro 2024
Teatro José Lúcio da Silva
Leiria

Notícias relacionadas

Não existem notícias relacionadas...

João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
João Tuna/TNSJ
Fotografia de ensaio - José Caldeira
Image
Image
Image
Please provide a valid video URL
BANTU

Back

José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
nomeproprio.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile