BANTU
direcção artística

Victor Hugo Pontes


BANTU
Fotografia de ensaio - José Caldeira
Bantu designa uma família de línguas faladas na África subsariana. Em Moçambique, a predominante é a macua. Mas Bantu designa mais do que uma ocorrência linguística. Pode ser também uma linguagem própria que sobreviveu às línguas europeias entretanto impostas; um mecanismo identitário; um signo que permaneceu vedado ao colonizador; uma forma de comunicação, com códigos culturais, históricos, religiosos e políticos próprios; uma materialização efémera do mais longo encontro. Bantu, o título, acolhe tudo o que queremos ou imaginamos que Bantu, o espetáculo, seja.Da língua que falamos vemos o mundo que nos cabe: talvez fosse mais ou menos esta a ideia de Pessoa quando escreveu a célebre e mal compreendida frase sobre a língua portuguesa. Acontece que, das diferentes geografias que ocupamos – num país ou num palco –, temos diferentes perspetivas do mesmo mundo, e assim nunca poderemos falar a mesma língua, nem ver as mesmas coisas, nem chegar aos mesmos lugares. Em Bantu, Victor Hugo Pontes traça o caminho oposto e vai ao encontro de uma língua que provavelmente estará até despida de palavras: quando se fala com o corpo, a linguagem é universal. Bantu é um caminho por traçar, e o percurso será feito entre dois continentes, entre dois países com afinidades complexas e memórias profundas um do outro.Bantu teve origem num convite endereçado a Victor Hugo Pontes pelos Estúdios Victor Córdon e pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, para o desenvolvimento de uma nova criação de dança com intérpretes moçambicanos e portugueses. Os EVC e o Camões – Maputo são parceiros numa programação conjunta para três temporadas, que visa criar pontes entre Portugal e Moçambique, e promover a circulação e internacionalização da dança. Bantu resulta desta parceria.

Ficha Artística

direção artística Victor Hugo Pontes. cenografia F. Ribeiro. música Throes + The Shine. direção técnica e desenho de luz Wilma Moutinho. desenho e operação de som João Monteiro. figurinos Cristina Cunha, Victor Hugo Pontes. assistência de direção Cátia Esteves. consultoria artística Madalena Alfaia. direção de produção Joana Ventura. produção executiva Mariana Lourenço. assistência de produção Inês Guedes Pereira. interpretação Dinis Abudo Quilavei, Dinis Duarte, João Costa*, José Jalane, Maria Emília Ferreira, Marta Cardoso, Osvaldo Passirivo

* bailarino gentilmente cedido pela CNB

intérprete estagiário Francisco Freire. promotores OPART/ Estúdios Victor Córdon, Camões – Centro Cultural Português em Maputo. parceiro institucional dos EVC Camões I.P. produção Nome Próprio. Co-produção A Oficina/CCVF, Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, OPART/Estúdios Victor Córdon, Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Nacional São João. Apoio à residência A Oficina, Largo Residência, CRL - Central Eléctrica, Estúdios Victor Córdon, Teatro Municipal do Porto.


Um programa dos Estúdios Victor Córdon e Camões - Centro Cultural Português em Maputo


A Nome Próprio é uma estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto e tem o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes.

Créditos da imagem

Créditos da imagem

Créditos da imagem

Créditos da imagem

Image
Image

notícias em destaque

Não existem notícias em destaque...

Próximas datas

Porto
Teatro Nacional São João
5 a 8 de Outubro 2023

Quinta, às 19h00

Sexta, às 21h00

Sábado, às 19h00

Domingo, às 16h00

- Estreia -

Famalicão
Casa das Artes de Famalicão
13 de Outubro 2023

Sexta

Viseu
Teatro Viriato
20 de Outubro 2023

Sexta

Aveiro
Teatro Aveirense
27 de Outubro 2023

Sexta

arquivo do espetáculo

Não existe arquivo relacionado...

Notícias relacionadas

Não existem notícias relacionadas...

Fotografia de ensaio - José Caldeira
Please provide a valid video URL
BANTU

Back

José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
José Caldeira
nomeproprio.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile