Victor Hugo Pontes
Ora, apesar de truncar o título original de Saint-Saëns, Carnaval recorrerá a uma técnica idêntica, ainda que inversa, de composição: vários compositores contemporâneos, portugueses, irão compor um tema original associado aos catorze movimentos musicais de Carnaval dos Animais. Para tal, serão desafiados a aplicar uma outra técnica artística, cujo apogeu e fama datam do século XX europeu, e que foi prolífera em inspirar várias outras correntes artísticas: o cadavre-exquis. Ou seja, em Carnaval, cada um dos compositores convidados iniciará a sua composição no final do tema anterior, levando-a até ao tema seguinte. À parte das questões mais especificamente técnicas – que dizem respeito à composição musical, à articulação de conceitos dentro de e entre cada movimento, à sintonia e ao contraste entre cada compositor convidado –, há um conjunto de outros tópicos que pretendemos trabalhar em Carnaval. Por um lado, coloca-se inevitavelmente a questão do significado simbólico – quer cristão, quer pagão – do Carnaval, e todas as outras problemáticas culturais e filosóficas que gravitam em torno do símbolo.”
Ficha Artística
Coreografia Victor Hugo Pontes. Música Camille Saint-Saëns, Sérgio Azevedo, Carlos Caires, Eurico Carrapatoso,
Andreia Pinto Correia, Nuno Corte-Real, Pedro Faria Gomes, Mário Laginha, João Madureira, Carlos Marecos, Daniel Schvetz, Luís Tinoco e António Pinho Vargas. Cenografia F. Ribeiro. Figurinos Aleksandar Protic. Desenho de Luz Wilma Moutinho. Consultor Musical Cesário Costa. Assistente do Coreógrafo Marco da Silva Ferreira. Interpretação Artistas da Companhia Nacional de Bailado, Orquestra Sinfónica
Portuguesa. Direção Musical Cesário Costa.
Duração aproximada 85'
Faixa etária: M/6
arquivo do espetáculo
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